sábado, 5 de setembro de 2009

Espetáculo "Invisíveis" - Pirateatrando

Sexta-feira, Teatro Municipal Dr. Lopsso Neto, espetáculo Invisíveis.

Para falar a verdade, fui ao teatro para não ficar atoa em casa, mas eu não sabia exatamente o que nos esperava dentro daquele palco.

Esse espetáculo é o resultado de um estudo realizado pelo grupo Cia Pro-Cênica, no qual a pesquisa de campo e bibliográfica foram surpreendente, pois era possível sentir a emoção enquanto eles atuavam ou falavam do assunto.

Os invisíveis da peça são aquelas pessoas que vivem a margem da sociedade, ilustrados no palco por um mendigo, uma prostituta, um travesti, uma “catadora” de lixo e um garoto em situação de risco (moleque de rua).

Uma obra subversiva, que ocupou a sala principal do Teatro Municipal de Piracicaba, mas não utilizou da estrutura do teatro italiano disponível.

O público passa por um processo de imersão total, a entrada para o teatro é feita por um corredor totalmente escuro, no qual a única luz do local vem de um grande espelho à sua frente que reflete as luzes do mundo que ficou a suas costas. Um caminho escuro que te leva até um espaço com tapetes e almofadas, que o público, ainda surpreso, vai se acomodando e preenchendo o local.

Inicia-se a peça, um único foco de luz te convida para conhecer o mendigo, que está a poucos metros de você, troca-se o foco de luz e do outro lado esta a prostituta, outro foco e o garoto de rua, outro a travesti e no outro a simpática Zoraide (catadora de matérias reciclados, mãe de 5 filho e grávida do sexto). Um foco, pontos diferentes da sala, um personagem por vez. O público esta no centro do palco, no centro da questão, não há como evitar os invisíveis.

A peça usa uma linguagem simples, leve e popular para falar desse complexo problema, como falas aparentemente despretensiosa envolvem o público, que às vezes espontaneamente interagem com os atores.

Utilizaram multimídia, fotos e ótimas atuações.

Um espetáculo!


Após o termino da peça, todos os atores e convidados sentaram para uma discussão com o público. A discussão foi marcada por um abuso da linguagem teórica, causando um efeito totalmente diferente da peça e cansando o público que aos poucos ia debandando.

Esse espetáculo fez parte da 4º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), que serve como seletiva municipal para o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

Programação do Pirateatrando - A entrada é gratuita

2 de setembro – 20h – Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso NettoEspetáculo Acorda,vem ver a Lua!Cia Tuhu, da Escola Waldorf
3 de setembro – 20h – Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso NettoEspetáculo Tipo Brasileiro
Cia Te-ato de Teatro
4 de setembro – 22h – em frente ao Cemitério da SaudadeEspetáculo A Noiva do Defunto Grupo
Andaime de Teatro, da Unimep
5 de setembro – 20h – Antigo Teatro do Bairro Monte AlegreEspetáculo Marias
Coletivo Estalo
6 de setembro – 18h – Sala 2 do Teatro MunicipalEspetáculo Acerto de Contas
Via Láctea Produções
6 de setembro – 20h – Sala 1 do Teatro MunicipalEspetáculo Jovem Werther
Companhia Ítaca Produções Artísticas
7 de setembro – 16h – Sala 2 do Teatro MunicipalEspetáculo O Pequenino Grão de Areia
Grupo Cochichonacoxia, da Unimep
7 de setembro – 20h – Sala 1 do Teatro MunicipalEspetáculo Beira-Rio
Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba (Ceta)
Participam da mostra Pirateatrando (não competem)
4 de setembro – 20h – Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Espetáculo Invisíveis
Cia Pro-Cênica
5 de setembro – 19h – Sala 2 do Teatro MunicipalApresentação de peças curtas
Oficina direção Senac
08 de setembro – 20h – Sala 2 do Teatro MunicipalEspetáculo A Falecida
Alunos do curso técnico em ator do Senac Piracicaba

Bookmark and Share

AddThis

 
BlogBlogs.Com.Br