terça-feira, 2 de março de 2010

10 dicas para Twitter corporativos

Brasil é campeão mundial de uso de comunidades (Folha). 54% da marcas americanas mais valorizadas do EUA estão nas redes sociais. Somos mais de 70 milhões de usuário brasucas. Somos o 4° pais que mais lê blogs. O Brasil tem a segunda maior audiência do Youtube. O twitter cresceu 1382% em 2008 e onde a sua empresa estava?


No mesmo embalo do post Blog Empresarial, Aqui estão 10 dicas para o Twitter da sua empresa:

Escute atentamente

Não venha achando que esse subtítulo é mais um desdobramento do clichê “o cliente tem sempre a razão”, é muito pior que isso. Hoje grande parte do conteúdo não esta mais em seu controle, todos são comunicadores em potêncial.

Hoje na internet todo mundo é dono de uma “mídia”, qualquer um tem um blog, twitter ou até exercem influencia através de seus scraps e comunidades no Orkut. O controle da criação do conteúdo esta pulverizado.

O melhor consumidor é aquele engajado e entusiasta. Aquele seu tio super nerd que trabalha com TI fala para toda sua família que o Skype é a melhor maneira de se economizar com ligações. É o bombadinho que fala para todo mundo d a nova marca de suplemento que esta tomando.

Existem diversas ferramentas disponíveis (gratuitamente) para o monitoramente das redes sociais, escolha uma e olhe a vontade.


Converse, interaja.

As mídias sociais estão baseadas nas relações humanas. Um acha interessante e fala para outro, que passou para o amigo dele e o assunto segue de Ctrl+v em Ctrl+c. Então mídias sociais é um diálogo que quebrou a inércia e saiu por ai. Não há como controlá-la, então participe.

Converse, de sua opinião, concorde ou discorde. Aproxime-se o máximo que você conseguir.


Tenha personalidade

Seja interessante ou desocupe a moita. Não perca o seu tempo sendo entediante, o Twitter é uma rede democrática, cada um segue o que/quem lhe interessa e o magnetismo do botão unfollow é diretamente proporcional a sua chatice.


Seja útil!

Resolva os problemas sem burocracia e se não conseguir apenas responda as perguntas da melhor maneira que conseguir.


Forneçam conteúdo de alta qualidade

Fale coisas interessantes, pois a internet é um grande conversa de algo interessante e que falha a pena discutir.

No fundo, o que valer a pena sempre acaba indo ao ventilador.


Nos de coisas interessantes

Sempre que você for fazer alguma açãozinha, tanto de agregar mais followers quanto para aumentar vendas, de algo legal. Seja coerente, teoricamente nerds não gostam de suplementos e sim de nerdices.


Humanize.

Não fale uma linguagem muito técnica, grande parte dos seus possíveis seguidores serão pessoas comuns. Se possível você pode até humanizar o seu twitter dando um rosto para ele, pode ser o diretor de comunicação ou o presidente da corporação.


Aprenda a ligar com pessoas inconvenientes.

Você provavelmente vai encontrar muitas críticas e algumas delas até sem razão ou noção, mas terá que ter jogo de cintura para ligar com elas.


Se possível, encontre seus seguidores pessoalmente

Pessoas digitais em relações reais, interaja com o seu público. Participe de twisttivais, vá a feiras e onde o seu cliente estiver.


E para finalizar, vamos às rapidinhas:

Dicas rápidas

- Seja flexível, criativo e aprenda a lidar com as falhas.

- “Do what you do Best and link to the rest” (Jeff Jarvis)

- Seja prestativo a sua comunidade.

- Compartilhe e reconheça.


Links relacionados:

- 300+ casos de como as empresas grandes estão usando as mídias sociais.

- Blog Empresarial

- Meu Delicious.com

- Real time search – SocialMention

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