Eu sou claramente contra os blogs empresariais montados no interior, não se assuste, eu te explico melhor. A tática usada por aqui é ridícula.
O Site Technorati informou no relatório 'The State of the Live Web', que está rastreando 70 milhoes de blogs e vê 120 mil novos blogs sendo criados a cada dia em todo o mundo. Isso dá cerca de 1,4 blog por segundo por dia.
Não adianta o empreendedor deixar na mão daquele funcionário que adora o Orkut e outras comunidades digitais. Comunicação digital é algo bem complicado, pode-se criar campanhas fantásticas como o Beta 7 (vídeo abaixo) ou pode se destruir a imagem de uma empresa, o que é comum de acontecer quando não é realizada por um profissional da área.
Antigamente as empresas tinham o setor de RP (relações públicas) que passavam dias elaborando os press releases, mas a proposta dos blogs de relacionamento é justamente uma instantaneidade com construção coletiva de grande participação dos clientes e prospectes, em uma linguagem informal.
Vamos a algumas dicas para quem vai se arriscar nesta área:
De motivos para os eu leitor voltar ao seu blog
Criar um blog e escrever bem não vai te levar a lugar nenhum. É necessário criar a uma cultura para que as pessoas que entraram uma vez em seu blog tenham vontade de voltar. Não adianta achar que as pessoas estão interessadas em saber o que a sua empresa quer falar, por mas que seja importantíssimo para quem le ou para a manutenção da qualidade do seu negócio.
Como falado anteriormente, ele tem milhões de outros lugares para buscar informação, é preciso despertar uma dependência dos leitores ao material oferecido.
Utilizar ferramentas interessantes é mais do que essencial, pois não vá achando que as pessoas vão frequentar seu blog apenas por estarem interessadas em seus posts.
Comunicação digital vai um pouco alem do blog, é necessário utilizar outras ferramentas para criar um espaço no qual as pessoas tenham interesse em voltar.
Respeite a opinião das pessoas
Se você não tiver algum feed de algumas pessoas, aceite como um “não era a hora” e não o bombardeie com mais mensagens, entenda que essa pessoa pode não estar interessado, talvez daqui alguns meses seja a hora certa. Se ele falar não, aceite, agradeça-o e retire o nome dele da lista de emails.
Não saia distribuindo cartões de vista
Não se aquela pessoa que fica usa toda sua network para distribuir convites eufóricos sobre um novo blog que tem informações quentíssimas sobre bla bla bla, todo tiro errado pode lhe garantir uma passagem instantânea para o grupo “lixo eletrônico” e realmente não é que o você precisa.
Apresente o blog de relacionamento como um adicional ao seu produto
Aprenda a usar sua comunidade digital como uma ferramenta que agregue valor ao seu produto, saiba vende-lo desde o começo, utilize áreas privativas e bonificações esse pode ser o seu maior e melhor canal de fidelização de clientes.
Não destrua sua chance
Você não tem muita chance de errar, não comece errado, pois essa imagem vai grudar em você e vai ser muito difícil de reconstruí-la. Portanto muito cuidado com o que aquele funcionário orkutmaníaco vai fazer.
Existem outros detalhes que não podem passar despercebido, mas se você quiser tentar a sorte, saiba que esse mercado é relativamente novo no Brasil, ainda estamos engatinhando no escuro, mas o importante é estar sempre muito atualizado do que esta acontecendo, acesse blogs sobre o assunto, leia revistas especializadas e principalemnte acompanhe o que as grandes referencias estão fazendo. Portanto escolha seu blog (wordpress ou blogger) e boa sorte.