quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ferramentas essenciais para um analista de redes sociais

Já que “beijo na boca é coisa do passado, a moda agora é” ser analista de redes sociais, então esse post se dedica os trabalhadores desta emergente classe.

É importante sempre estar de olho no que esta acontecendo, pois sempre há uma nova ferramenta que pode te ajudar muito, mas aqui vão algumas dicas indispensáveis:


Tendências

Googletrends: Os assuntos do momento, tendo como base as buscas no Google.com

Bing real-time Twitter search:

Blogtrends: Ferramenta de busca de tendências em blogs desenvolvida pela Nielsem

TrendsSpotting:Tendência da internet: Pesquisas de mercado e previsões.

TrendRoll: Mapeia os melhores TrendsBlogs

TrendHunter: Tendências do universo pop e suas bizarrices.


Monitoramento

Klout: Ótima ferramenta para medir influência, tanto recebida quando exercida. Mesmo que particularmente acho complicada a métrica de influência automatizada, está é uma ótima ferramenta.

GoogleAnalytics: Análise acessos, pageviews, fonte de acesso... informações completas dos acessos em seu site ou blog.

Social Mention: Simples e compacta forma de se monitorar menções nas redes sociais. Pode ser robusto e cheio de funções, mas por isso mesmo que ele é bom.


Fonte

Business Exchange: Uma lista de A-Z de assuntos empresariais com tópicos, artigos, pesquisas... Boa fonte de redes sociais, móbile e tecnologia.

Informe Publicitário: Um blog dicas sobre atualidades e tendências com uma pitada de sarcasmo.


Twitter

CoTweet: Ótimo otimizador de contas, você pode usar 5 contas ao mesmo tempo. Trabalha em com um layout parecido com e-mail, com caixa de entrada e saída de tweets. Usado por grandes companhias.

HootSuite: Assim como o CoTweet, ele tralha com contas simultâneas, mas suas simplicidade o ajuda a ganhar popularidade entre os usuários.


Organizadores

O Delicious é uma ótima ferramenta para organizar os links que você achou na internet, você pode começar testando-o com alguns links que gostou deste post (ou até mesmo salvar o Informe Publicitário). O Pagestacker é um brasuca que segue no mesmo estilo do Delicious, mas sem as complicações de tags repetidas.

Feedly: Leitor de feed/RSS. É uma boa saída para quem não gosta de usar o GoogleReader.

AddThis

 
BlogBlogs.Com.Br