quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ok, vamos falar de fotografia

Primeiro vou explicar porque não discuto sobre fotografia.
Fotografia, para mim, é arte. Até mesmo se for um retrato pixeado da atualidade, é arte.
Por ser uma manifestação artística espera-se que grande parte de obra dependa da interiorização, logo depende alem do que o artista tentou falar, depende do momento histórico, da cultura de determinada sociedade e principalmente do conhecimento de mundo do receptor (não estou falando culto ou inculto, mas como as interiorizações anteriores afetam o modo que esse receptor le o mundo).

Ok, poderíamos discutir técnicas então? Talvez, mas antes disso temos que passar sobre um fato: digital x analógica e para defender o meu ponto de vista tenho duas observações: Olhar do fotografo e destreino do olhar.Olhar do fotografo: A câmera fotográfica sempre (quase sempre) foi usada como extensão do olho do fotografo, simbolizando a própria maneira que o interlocutor enxerga essa realidade e com as maquinas digitais e seus LCDs existe um afastamento da câmera, que pode gerar uma maior flexibilidade quanto ao referencial, mas perde-se o fator do olhar, não é mais a maneira que o fotografo ve o mundo, fato que pode criar uma despersonalização.

O segundo ponto, o destreino do olhar, vem junto com o movimento que chamo de fotógrafo-metralhadora que devido a “revelação” instantânea provida pelo LCD surge uma não preocupação com a criação da imagem, pois agora pode-se errar, é só conferir na telinha e se tiver errado envie para a lixeirinha. Desse movimento se prolifera os fotógrafos-metraladoras que sacam suas câmeras e disparam 30 fotos por segundo. Isso pode gerar um destreino no olhar, pois agora não precisa pensar. Não pense que esse tipo fotógrafo é peculiaridades da era digital, um exemplo básico: J. R. Duran – como um fotografo que tem uma equipe de mais de 15 pessoas para arrumar mais de 20 k de equipamento, da mais alta tecnologia, pode gastar 8 rolos de filme para fotografar uma modelo perfeita e utilizar apenas 10 fotos?

e isso é só o começo... entendeu porque eu não discuto isso?

AddThis

 
BlogBlogs.Com.Br