quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A adequação da propaganda ao meio que vive.

Olá leitores do Informe Publicitário. Eu sou a Sunday do "Traz o Amendoim" e estou aqui como colaboradora do meu querido amigo João.

E estou aqui para expor minha idéia sobre a área que estudamos/trabalhamos que é a publicidade, a comunicação, anunciantes e receptores.

“Na natureza, todas as vantagens aumentam as chances de sobrevivência de um animal, e por conseguinte, suas chances de reprodução. Este simples fato tem causado a evolução de espécies de animais para um número de adaptações especiais.”

Selecionei um trecho de uma descrição sobre o mimetismo, pois de adequa exatamente ao assunto que estou propondo. Troque a palavra animal por anunciante e natureza por mercado (ou não). Algumas pessoas podem até discordar, mas na minha percepção: isso é exatamente comunicação.

“No mercado, todas as vantagens aumentam as chances de sobrevivência de um anunciante, e por conseguinte suas chances de reprodução. Este simples fato tem causado a evolução de espécies de anunciante para um número de adaptações especiais.”

E o que eu classifico de adaptações especiais são suas formas de comunicação. Não é novidade para ninguém que comunicar aumenta as chances do anunciante aumentar sua participação no mercado. O que estou discutindo nesse post é a evolução do anunciante, sua comunicação na “natureza” e por consequência, a aceitação ou não do público receptor.

Digo por consequência, pois é impossível separar as a adaptação da comunicação sem associar a recepção.Mas focarei só no que mais me interessa: O PUBLICITÁRIO.

O publicitário, sendo ele planejamento, mídia, criação (não os frescos dos atendimentos hahahaha brincadeirinha) são pessoas com um teor criativo impressionante. Se não, não são publicitários. Mas ai surge piadinhas como Marcela Leal (http://br.youtube.com/watch?v=YEv_LmE9JQQ) de o porquê depois de 4 anos de faculdade, especialização etc etc publicitários fazem um slogan com “Só Toddy é Toddy” ? Ah mas o público alvo, bla bla bla ok I got that.

Você mora no interior e anda pelas ruas da cidade e dá uma olhada nos outdoors ou abre o jornal e não acha uma propaganda legal, daquelas de sair nas revistas para mostrar a grande sacada. A culpa é do mercado? Só do mercado? Se fosse só do mercado, porquê as propagandas nas grandes capitais são tão diferentes?

Tudo começa com a falta de verbas dos clientes: fator IMPORTANTÍSSIMO. Os publicitários trabalham melhor com dinheiro, com verbas, com a existência de uma possibilidade de gastar mais. Por que? Porque boas idéias custam dinheiro. E quando um publicitário não vê a verba disponível para liberar as idéias, elas ficam presas, e tradicionais.

Aposto que o dono desse blog vai contra-argumentar com : “Por que não achar saídas alternativas com pouco dinheiro?” E essa resposta é a mais simples do mundo: porque as opções não são exploradas.

Questão de bloqueio criativo, falta de usar o canudinhos mentais, como exemplificado no livro O grande milk shake e os canudinhos mentais de Henrique Szklo. Todos são criativos, só falta aumentar esse canudo entre você a criatividade, e esse canudo só aumenta com o uso dele.

Com a verba, esse exercício de pensar com criatividade flui mais fácil. Lidar com a limitação financeira tornou a comunicação no interior um padrão.

Pela falta de verba, o publicitário se foca nas mídias tradicionais para atender ao cliente. O cliente, por sua vez, pela falta de conhecimento das mídia alternativa foca nas tradicionais. E nós receptores estamos limitados a aceitar essa comunicação.

E elas vendem, pelo motivo de não ter concorrência pois todas vivem no mesmo patamar. O que importa é resultado? Para o cliente sim. Mas alguém disse que ser diferente pode trazer resultados e ainda melhores?

Agora está ai uma missão aos novos publicitários, no caso, eu e muitos que se formam comigo, e os que estão para vir que é mudar o mercado. Adequação, adaptações e mutações são diferentes de comodismo e podemos sim evitar que o mercado seja o mesmo daqui a 10 anos.

Um bjo a todos

Sunday

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