quarta-feira, 31 de março de 2010

10 erros corporativos comuns nas redes sociais

Com o crescimento da aceitação do universo corporativo as redes sociais, vão se destacando grandes exemplos de o que NÃO fazer. O amadurecimento do mercado, tanto das empresas que começam a entender a importância da comunicação digital quando dos profissionais envolvidos, não significa que esses erros estão ficando cada vez mais incomuns, para muitas empresas parece que é protocolo de aprendizagem passar por esses 10 erros.

Você esta pensando em ingressar nas redes sociais? Aqui estão 10 dicas do que não se fazer:

Overfollowing: Seguir um grande número de usuários, especialmente em um curto período de tempo, pode ser a sua passagem só de ida para o status de spammer. Não é a toa que chama mídia “social”, a reciprocidade é uma das chaves para um relacionamento. Assim como no marketing quanto em vendas e RP os resultados são mensurados por metas atingidas, vitória a vitória.

Usar todas as ferramentas disponíveis: Para se criar uma estratégia de comunicação é necessário foco, mesmo quando estamos falando em construir presença e relevância em um meio imediatista e ultra volátil que é a internet. Mesmo assim, cada empresa deve resistir ao impulso de testar todos os novos e brilhantes brinquedos que surgem, devem ser usadas/testadas ferramentas que contribuem para alcançar os seus objetivos.

Jogar a tolha: Ingressar nas redes sociais é fácil. Nome, email e pais. Difícil é continuar nelas. Resumindo: Mídias sociais é o caminho, não o destino. Ps: Ninguém gosta de desistentes, principalmente empresas que desistem por estarem despreparadas.

Funcionários não preparados: Pode parecer fácil, mas não é. O comportamento errado de um funcionário pode causar sérios danos a sua reputação nas redes sociais. Criar políticas para seus colaboradores é a melhor maneira de tentar não machucar seu reconhecimento online.

Não estou falando de proibições e bloqueios, mas sim de práticas éticas de comportamento.

Exemplo de comportamento ético offline: Imaginemos que um policial, quando de farda, não possa fazer tráfico de armas com o pessoal do morro (exemplo meramente ilustrativo, qualquer desemelhança com realidade não passa do caso, ta “seu poliça”?)

Exemplo de comportamento ético online: “Fale em primeira pessoa, use sua própria voz. Deixe sua personalidade ser sua porta voz.” “Tente adicionar valor, a marca IBM é representada pelas pessoas e suas publicações podem fazer efeito na nossa marca” (política digital da IBM);

- PDF Kodak de política de relacionamento digital dos funcionários.

Deixar tudo na mão de funcionários com pouca experiência: Funcionários novos na empresa, com pouca experiência ou contratar o seu sobrinho que tem 800 amigos no Orkut para cuidar dos seus relacionamentos digitais até podem parecer uma boa idéia, mas há grande chance de afundar. O relacionamento digital é um espelho do seu posicionamento e muitas coisas importantes sobre a sua empresa estão nos detalhes, bem naqueles pontos que só a experiência e tempo de empresa permitem enxergar.

Outro detalhe importante é que o profissional que ficará responsável pela área de mídias sociais tem que ser essencialmente “social”. Carisma, traquejo nas relações interpessoais, saber lidar com críticas e gostar de pessoas são característica básicas de um analista de redes sociais.

Mídias sociais é de graça: Para abrir uma conta no Twitter é só se cadastrar e criar comunidades no Facebook ou Orkut basta ter um profile habilitado, é TOTALY FREE. Administrá-las (bem) custa tempo de alguém e pode até custar um pouco dos recursos da empresas dependendo a estratégia adotada. Um bom planejamento evita algumas chances de fracasso.

Publicar antes, pensar depois: No mundo das redes sociais, tudo pode e será usado contra você. Infelizmente, a natureza real-time neste meio encoraja a dinâmica do “publicar primeiro, pensar depois”. No entanto as empresas têm muito que perder, para isso precisam pensar bem se este comentário esta dentro das estratégias e valores da corporação.

Ignorar métricas: A experimentação é uma filosofia que deve ser adotada para a prática de ações nas redes sociais, mas isso não significa que as empresas não devem definir métricas que auxiliem a leitura do progresso e sucesso da ação. É tão importante experimentar (técnicas que estejam dentro do seu objetivo) quando mensurar seus resultados.

Experimentando o mundo: Mídias sociais podem dar grandes resultados para a sua empresa, mas existem limitações. Por exemplo: Não é necessário fazer ações, aumentar vendas, enfatizar marcas e bla bla blas durante 24h e meia por dia. Pirar o máximo de proveito do meio de comunicação exige saudáveis e realistas expectativas.

Mídias sociais é para tudo mundo: Alto executivos não passam o dia inteiro jogando hortafeliz, donas só entram em sites que tenham tutoriais sobre PHP e crianças menores de idade apertam em “eu desejo sair deste site” quando vêem que tem restrições para menores de 18 (ok, esse último é balela). Apesar do exagero, estude e pense mais uma vez antes de ir para internet. Como já dito antes: não começe porque é FREE, para manter custa no mínimo o seu tempo.

Dica adicional/ dica universal: Contribua, aqui quem manda é a audiência/ Não sabe brincar, não desça pro play.

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