quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Do criado-mudo para o mundo

Na ebulição de seus quinze anos, o maior prazer de Maria Angélica Martins era relatar em seu diário os acontecimentos de sua adolescência. Embrulhos de bombons, bilhetes anônimos e devaneios pueris tinham espaços garantidos. O cotidiano da década de 90 materializa-se através do registro, com canetas fluorescentes, nas folhas de papel.
Hoje, Maria Angélica tem a adição do sobrenome do marido, Sciamana, e comemora a chegada de seus 30 anos. A multifacetada esposa-bancária-professora-mãe continua com o hábito de escrever sobre fatos e pensamentos, não mais em agendas de papel, mas na internet.
Criado em 2007, o blog http://www.mamaeflor.blogspot.com/ surgiu com o objetivo de ser o registro de Maria Angélica sobre a gravidez e o crescimento do filho. “Um dia ele poderá ler sobre o início de sua vida”, descreve. O blog serve também para registrar angústias pessoais, dúvidas profissionais e críticas de amigos, tudo isso com direito a comentários dos visitantes.
A integração entre o registro de acontecimentos, a divulgação de fotos e a receptividade para comentários proporcionada pelos blogs é um dos exercícios fundamentais da comunicação em rede. O compartilhamento de informações – sejam elas quais forem – dá a tônica atual às redes sociais como ferramenta da internet.
Enredados
Uma outra forma de comunicação se desenvolve e renova-se através da rede. O termo beta – inicialmente usado para denominar softwares em fase final de produção – ganha novo significado e começa a ser empregado para denominar uma nova fase da web, de uma entidade semiconsciente, em constante evolução. A vida online nunca mais será a mesma.
Talvez a imagem de uma enceradeira a polir o assoalho da Casa Branca não teria sido pano de fundo para diálogos sobre o presidente dos EUA. A cena inusitada está disponível na comunidade de fotos Flickr, da atual residência da família Obama (http://www.flickr.com/photos/whitehouse). Entre comentários sobre a democracia norte-americana, o 29º visitante da foto, de nome Rmcarrier1, destaca-se pela observação: “sinto-me como se fosse membro de um clube secreto”.
O ‘clube’, ou melhor, o Fickr não tem restrição de acesso e é gratuito. Nele, fotos são postadas e há espaço para comentários. Do álbum de fotos do próprio Rmcarrier1, que reside na Califórnia, chega-se à página de DaddyNewt, de Detroit. Este lhe dá acesso às fotos de Rui Palha, em Portugal.
Lamúrias e observações que antes eram feitas com o passageiro da poltrona ao lado ou, durante o sobe e desce do elevador, hoje podem alcançar o planeta em segundos. A informação limitada a 140 caracteres visa saciar a sede de comunicação instantânea dos usuários do Twitter. Não há aprofundamento de dados, somente fragmentos.
Quem é seguidor do microblog Twitter responde, quantas vezes quiser por dia, à seguinte questão: ‘o que você está fazendo agora?’ Os posts vão de avisos que o usuário entrou no banho a lançamento de novos livros no mercado. Lotam as telas dos computadores e os visores dos celulares 3G.
Para João Caetano Costa da Silva, 24 anos, publicitário da área de comunicação empresarial e mídias digitais, o imediatismo do Twitter é o seu principal atrativo. Para Caetano, a facilidade em encontrar contatos pessoais e profissionais é um ponto positivo, “mas uso a ferramenta principalmente como fonte de informações, pois algumas coisas são noticiadas no Twitter antes”.
Por exemplo, em maio deste ano, o ator Hugh Jackman, o Wolverine do filme X Men, anunciou no Twitter que visitaria um treino do Corinthians na capital paulistana. Depois disso, outros sites, canais de TV e rádio passaram a repercutir a informação.
‘Fica com meu cartão’
A função do cartão de visitas se expande e vai além do nome, telefone e endereço. Com redes como o Facebook e Myspace, os dados alçam novos voos e combinam recursos como vídeos, músicas, agenda, fotos e textos. Perfeito para artistas e músicos que buscam divulgar seus trabalhos.
Caso algum fã do grupo Reggaço, de Rio Claro, por exemplo, queira ver o vídeo da banda em ação com a apresentação da música Breathing Reggae (http://www.myspace.com/reggaco), o MySpace permite. Para os amantes de futebol interessados em vídeos e fotos de Cristiano Ronaldo, o Facebook é o endereço certo (http://www.facebook.com/).
O fato é que a interatividade permite uma conectividade plurilateral entre as mídias sociais, fator que dá verdadeiro sentido à palavra rede ao convergir ferramentas distintas em pontos conectados entre si. Palavras, imagens, vídeos e sons se associam à comunicação dos seres online para redefinir a forma de se ver o mundo e divulgar seu ponto de vista. Sem importar qual seja.
Orkut: o site de relacionamento mais famoso no Brasil perdeu 10% de usuários no primeiro trimestre deste ano, mas as páginas de scraps ainda representam o segundo endereço mais visitado entre os brasileiros. * **
Twitter: no Brasil crescimento de quase 500% no primeiro trimestre de 2009. Em março havia 677 mil visitantes brasileiros do microblog. *
Facebook: o quarto site mais visitado da rede mundial, ficando atrás apenas do Google, Yahoo e Youtube, respectivamente. *
Myspace: considerado o principal site de relacionamento do EUA - cerca de 67% dos usuários são norte-americanos. No Brasil, ocupa a 62ª posição do ranking dos sites mais visitados por brasileiros. *
* - pesquisa Ibope / Nielsen Online, divulgada por Folha de S.Paulo
** - site de pesquisas estatísticas da internet Alexa.com

Texto de Rafael "Vase", retirado na integra do site Guia Rio Claro e publicado na revista Drops. Data da publicação 08/06/2009

Bookmark and Share

AddThis

 
BlogBlogs.Com.Br