quarta-feira, 11 de abril de 2007

Tese de continuidade | Cinema

Uma breve pausa na publicidade para voltar a falar de cinema


Eu tenho uma tese, que praticamente se confirma:

"A continuação nunca ira superar ou, no mínimo, se
equivaler ao primeiro..."

Resumindo... A parte 2 normalmente não consegue ser equiparada a primeira da série.

Resumindo mais ainda... Pode parar no primeiro!

Ta bom, vou explicar melhor, obras primas são únicas, afinal são obras primas!

Ontem eu assisti o maravilhoso “Manderlay” do genial Lars Von Trier, o filme é muito bom, pra falar a verdade é maravilhoso, mas o único problema é que ela é a continuação da obra prima “dogville” e isso nos remetem a minha tese. Pra falar a verdade estou tremendo de medo, pois criticar o impecável Manderlay seria prepotência demais, vamos ter como referencia a tese de continuidade, o filme se passa em uma mesma direção com as mesmas técnicas de câmera, cenário e narrativa (o estilo Dogma'95, que Lars Von Trier é um dos percussores deste cinema mais simples e natural) que foram brilhantemente usadas no Dogville), tornando não tão surpreendente e impactaste quanto o primeiro. Simplificando para as grandes massas: Matrix (1º) foi o melhor da trilogia, porque ele foi o primeiro a apresentar a proposta de ideologia, técnicas dos filmes e os outros só o superaram em tecnologia de efeitos e ajudam a desenvolver a história.

Mais vale a pena assistir os filmes, são maravilhosos e estamos esperando a terceira parte da seqüência.

Sinopse:

Dogville:

Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

Manderlay:

Após deixarem para trás a cidade de Dogville, Grace (Bryce Dallas Howard) e o pai (Willem Dafoe) acabam por acaso nos portões da fazenda de Manderlay, no sul dos Estados Unidos. Lá Grace descobre uma estrutura escravagista em pleno funcionamento, apesar de estarmos em 1933, quando já fora abolida a escravatura. Ela se envolve então nas relações entre os empregados negros e seus patrões, apenas para descobrir que os laços que regem estas relações são bem mais complexos do que ela pensava.

Estamos abertos para discussão, assistam aos filmes e comentem (liberado as críticas)

AddThis

 
BlogBlogs.Com.Br